Página Portuguesa
de Paintball

Historia
Empresas
Páginas

© Médiacção ie, 1999

 

 

 

Silva
Homenagem a
António Silva
    

     A História do Paintball

     O paintball começou pelas mãos de criadores de gado que quando se deslocavam a leilões de gado, marcavam os animais com estas pistolas/fisgas(?) utilizando pequenas bolas de tinta, é claro que o equipamento que utilizavam na altura não era da sofistificação das actuais Shocker ou MiniMags, mas foi assim que tudo começou.

     Mais tarde os militares pensaram que era uma boa ideia e tornaram-na numa técnica de treino o que tornou o paintball popular.

     Actualmente encontramos jogadores de Paintball nos quatro cantos do planeta, Portugal não é excepção.

Em Portugal.

     Conheço este desporto desde 1991, no inicio jogava-se em Sintra, e como Marcadores, eram utilizadas umas "Pistolas" que levavam 10 bolas e uma carga de CO2 com capacidade para 25 disparos, era uma PGP, ainda hoje muito popular entre todos os que jogam Paintball.

     Em 93/94, o desporto começou a se espalhar pelo país inteiro, apareceram várias empresas organizadoras de jogos e tornou-se um desporto bastante popular entre as associações de estudantes. Além da Zona da Grande Lisboa, onde existe a maior quantidade de campos de Paintball, foi a zona Norte que também aderiu em massa a este desporto.

     A partir de 1995 começou-se a definir o que viria a ser a primeira associação de Paintball em Portugal, (A.P.P.) e que ainda hoje organiza os torneios na Zona Centro. No Norte veio a aparecer uma "Liga" de Paintball e que eu tenha congecimento são as únicas em Portugal.

     Hoje em dia, realizam-se todos os meses torneios de Paintball em que os Marcadores utilizados, levam 200 bolas e têm uma carga de CO2 que chega a permitir 300 disparos, são as Automags a as Autocockers entre outras, Marcadores bastantes rápidos e de grande precisão, cada jogador gasta em média 10,000 bolas por torneio e apesar de não existirem equipas profissionais, já podemos encontrar jogadores com bons patrocinios que lhes permite jogar sem custos. Em outros países onde o Paintball movimenta uma grande estrutura comercial, há equipas que são pagas para jogar, tendo como único rendimento o Paintball.

Joaquim Santos 1999

 

Autoria e Desenvolvimento: MagicNet
Estrada Nac. 249-4, Multi Business Center - Aboboda
2785-025 S. Domingos de Rana - Portugal
Tel 21 444 5451 - Fax 707 317 161